De acordo com matéria publicada no Boletim do CRO-RJ, o tratamento odontológico é capaz de influenciar positivamente na redução de níveis de colesterol. Essa ligação foi constatada durante um estudo realizado com 50 pessoas cujos resultados foram publicados no “Southern Medical Journal”, em julho deste ano.

Segundo a notícia, os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos, sendo que um foi submetido à terapia periodontal local, enquanto o outro não. “O perfil lipídico de todos os participantes foi avaliado no início e três meses após o término do estudo”, diz.

Com isto, os autores identificaram uma redução drástica nos níveis de colesterol total e LDL nos pacientes que realizaram o tratamento. E, ainda observaram nesse grupo, uma redução de sangramentos dentários. Assim, segundo a notícia, os autores entendem que “a periodontite provoca modificações no organismo capazes de alterar os níveis de colesterol total e LDL, por meio da ativação dos mecanismos de resposta inflamatória e metabólica”. De forma que, o tratamento periodontológico demonstra ser uma estratégia eficiente para a redução do colesterol.

Nós da Bucal System possuímos em nossas especialidades a Periodontia, além de um serviço completo pra atender todas as suas necessidades odontológicas, Veja mais! 

Fonte:Agência Notisa