Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Aparelho Ortodôntico Fixo:

 

O aparelho ortodôntico fixo é utilizado para o alinhamento dos dentes, quando necessária maior intervenção e quanto maior a complexidade do tratamento. É composto pelos bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos) que ficam colados aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, e por um arco que serve de guia para a correção.

Aparelho Ortodôntico Móvel:

 

Também usados para o alinhamento dos dentes, os Aparelhos Ortodônticos Móveis são removíveis, o que significa que você os remove para comer, escovar e usar fio dental.

Documentação Ortodôntica:

 

É um conjunto de exames e procedimentos utilizado pelo ortodontista como complemento para o diagnóstico da má oclusão e planejamento do tratamento ortodôntico. Os exames mais comuns que fazem parte da Documentação são: Radiografias, fotografias intra e extra-bucais, modelos em gesso das arcadas dentárias, análises cefalométricas e de modelos computadorizadas.